Para assegurar a boa relação entre moradores de condomínios, há normas que facilitam a convivência. Desde o uso das áreas comuns até a realização de obras nas unidades, essas diretrizes, conhecidas como regras de condomínio, têm respaldo em documentos legais.
Neste guia prático, você entende como funcionam as regras de condomínio. A seguir, você lerá mais sobre:
- Como são feitas as regras de um condomínio?
- Como consultar regras de condomínio?
- Regras de condomínio para conhecer
- Assessoria imobiliária: o que é e como funciona?
Como são feitas as regras de um condomínio?
Cada condomínio tem autonomia para estabelecer seu próprio conjunto de normas, desde que estejam de acordo com a lei. Para isso, há documentos que servem como base, como:
- Código Civil Brasileiro (Lei 10.406/2002): regula os direitos e deveres dos condôminos, administração, assembleias, eleição de síndico, aplicação de multas, entre outros aspectos.
- Lei dos Condomínios (Lei 4.591/1964): legislação complementar que ainda é aplicada quando não há conflito com o Código Civil.
- Convenção de Condomínio e Regimento Interno: devem ser aprovados pelos moradores em assembleia e detalham normas, uso dos espaços e processos administrativos.
Como consultar regras de condomínio?
Tanto a Convenção de Condomínio quanto o Regimento Interno devem estar disponíveis junto à administração do condomínio ou com o síndico. É recomendável solicitar uma cópia ou consultar em assembleia.
Regras de condomínio para conhecer
Mesmo que cada condomínio tenha suas normas específicas, algumas costumam estar presentes na maior parte dos empreendimentos. Entre elas estão:
- Uso das áreas comuns, como horários de funcionamento, reservas de ambientes, utilização da piscina e academia.
- Prazos e horários permitidos para obras e reformas, execução de serviços e exigências de comunicação prévia.
- Uso ou locação de vagas de garagem.
- Cuidados com a segurança.
- Normas sobre barulho, realização de festas e presença de animais de estimação.
Assessoria imobiliária: o que é e como funciona?
Nem sempre é simples interpretar como as regras do condomínio podem afetar a sua rotina. Nesses casos, a assessoria imobiliária surge como um apoio estratégico para evitar problemas e obter soluções especializadas.
Quer entender melhor como funciona? Aproveite para ler o artigo completo sobre assessoria imobiliária no blog da Porta 8.
- Artigo Anterior O que diz a Lei do Inquilinato sobre reparos no imóvel?
- Próximo Artigo Lista: bares em São José do Rio Preto